sábado, 24 de setembro de 2011

MARANHÃO : SES e MDS avaliam o programa Leite é Vida


O programa Leite é Vida foi implementado pelo Governo Federal em 2004
 
SES e MDS avaliam o programa Leite é Vida Dirigentes da Secretaria de Estado da Saúde reuniram-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome nesta quinta feira (22) para avaliar a execução do programa Leite é Vida. Coordenado pela SES, o programa adquire leite de pequenos produtores rurais e distribui para crianças de 2 meses a 7 anos de idade, desnutridas ou em situação de risco nutricional, e gestantes a partir da constatação da gestação pelos exames realizados nos postos de saúde municipais.
Estiveram presentes na reunião o subsecretário da SES, José Márcio Leite, o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, o secretário – executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Onaur Ruano, e o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Miércio Roberth.
Durante a reunião, Onaur Ruano destacou a importância deste tipo de avaliação para o desenvolvimento do programa. “Toda oportunidade que temos de contribuir com essa troca de informações é importante”, pontua. “É visível o crescimento do programa. O Maranhão tem se esforçado e conseguido superar as dificuldades”, destacou ele.
O programa Leite é Vida foi implementado pelo Governo Federal em 2004 e vem se ajustando a realidade de cada região. “Hoje distribuímos 26 mil litros de leite por dia. O produto é todo oriundo de agricultura familiar e pequenos produtores rurais.
“Após passar por um processo de pasteurização em indústrias de laticínio, o leite é distribuído aos 100 municípios participantes, que foram previamente cadastrados desde 2009”, explicou Alberto Carneiro.
A SES está articulando para garantir, também, o pagamento direto na conta do produtor, o recadastramento dos beneficiários e a inclusão de fato do pequeno produtor no programa. “O Consea/MA, o Ministério e a SES estão assumindo o compromisso. Assim podemos avançar mais”, disse Miércio Roberth.
Ainda durante a reunião foi reafirmada a necessidade de treinamento daqueles que trabalham diretamente com a distribuição do leite. “Faremos uma capacitação ainda este ano para todos os responsáveis pelos postos de distribuição de leite dos 100 municípios cadastrados”, afirmou José Márcio Leite.
A capacitação terá como objetivo compartilhar com todos os envolvidos do programa Leite é Vida as normas atualizadas, de modo a dinamizar as logísticas de aquisição e distribuição. “Iremos também discutir formas de maior controle e monitoramento do cumprimento das metas pactuadas para a redução da fome e da inseguridade alimentar dos beneficiários do programa”, conclui Alberto Carneiro.

As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário